Práticas à Quarta

Encontros de Partilha e Formação

Objetivos

Promover a partilha de práticas de ensino-aprendizagem-avaliação, potenciadoras dos princípios e orientações constantes dos documentos enquadradores vigentes (Perfil do Aluno à Saída a Escolaridade Obrigatória, DL 55/2018; DL 54/2018), através do questionamento, análise, reflexão e reformulação.

Planificar e dinamizar estratégias de ensino-aprendizagem-avaliação alicerçadas em Metodologias Ativas, como a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, a Sala de Aula Invertida, a Metodologia de Trabalho por/com Projeto(s), a Metodologia Inquiry/Atividades Investigativas, a Descoberta Orientada ou os Estudos de Caso.

Aprofundar o conhecimento, crítico e reflexivo, em torno de técnicas e instrumentos de avaliação a privilegiar de acordo com as finalidades, objetivos gerais e objetivos específicos (Critérios de Avaliação e Perfis de desempenho).

Construir e desenvolver formas diversificadas de recolha de dados que sustentem uma avaliação para a aprendizagem, como aprendizagem e da aprendizagem, promotoras de processos de autorregulação e desenvolvimento de competências de metacognição pelo aluno.

Incrementar a vivência de propostas educativas promotoras de uma vivência transversal do Currículo do Ensino Secundário, inclusivas e potenciadoras da liberdade.

Um (bom) problema é(o) para tod@s!

Metodologias Ativas e Transversais & Recursos Educativos Digitais

A Sociedade globalizada em que vivemos e a herança que ainda sentimos da Revolução Industrial que caraterizou o século XIX, colocam à Escola desafios nunca antes sentidos. Navegamos águas conturbadas como sempre o serão os tempos em que se vivenciam transições de paradigma. A complexidade do tempo em que vivemos e as enormes potencialidades que as ferramentas digitais encerram, convocam-nos a ambicionar mais, a agir mais e, sobretudo, a sonhar com ainda mais convicção.

Numa escola em que o novo, o velho e o intervencionado/recuperado convivem harmoniosamente no edificado, em que as gerações se entrecruzam e enriquecem, em que a inovação e o arrojo nunca constituem novidade, a vivência de novas abordagens a cada vez menos novos problemas é (quasi) natural. Que oportunidades encontraremos para uma vivência mais transdisciplinar e inclusiva do Currículo do Ensino Secundário? Como as potenciar? Qual o papel do professor nesta Escola (parte de um Ecossistema de Aprendizagem glocal dinâmico)? Que práticas?

O encontro "ChatGPT, e agora?!" tem como objetivo refletir acerca da utilização da tecnologia de inteligência artificial do ChatGPT na educação escolar e o que isso representa para o papel do professor.

No encontro, de dia 15 de março, abordaremos questões como a adaptação do professor ao uso da tecnologia, a personalização do ensino e a mudança do papel do professor de transmissor de conhecimento para facilitador da aprendizagem. Os participantes serão convidados a refletir acerca das implicações da tecnologia do ChatGPT na educação e discutir como essa tecnologia pode ser usada para complementar e melhorar o trabalho do professor.

Serão apresentados exemplos práticos de como o ChatGPT pode ser usado para criar atividades pedagógicas envolventes e significativas para os alunos e como a tecnologia pode ser integrada com outras ferramentas educacionais para maximizar o seu potencial.

Pretende-se que participantes desenvolvam uma compreensão mais profunda sobre o uso da tecnologia do ChatGPT na educação escolar, propondo exemplos de como ela pode ser usada para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Através de momentos de interação prática com a ferramenta pretendemos capacitar os participantes para utilizar a tecnologia de forma eficaz na sua prática pedagógica a partir de uma compreensão mais clara sobre o papel do professor no atual contexto educativo, científico e social.

Nota: texto elaborado pela ferramenta ChatGPT.

Quer participar no próximo Encontro?

Metodologias Ativas e Transversais e Recursos Educativos Digitais.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora